segunda-feira, maio 18

Futuro

Queria ser muito boa em uma coisa específica. Qualquer coisa. Mas o problema é que quando você é bom em quase tudo, não consegue se decidir quanto ao que fazer na faculdade. Esse é o meu drama, desde meus 7 anos, quando meu pai me deu duas opções: 1) passar numa pública ou 2) trabalhar pra pagar uma particular, porque ele se nega a pagar faculdade, já que sempre estudei em escolas muito boas.

Já demonstrando uma esperteza prematura, aos 7 anos, decidi que seria advogada. Eu sequer sabia o que isso significava, mas meu pai falava que era muito legal, então porque não? Aos 10, troquei por veterinária, era simplesmente apaixonada por animais, só que essa decisão não foi muio bem acolhida pelo meu pai. Ok, pensei muito e só me veio a luz já com 13 anos, quando eu descobri que tinha nascido pra ser neurologista. Mas eu não queria ser uma médica convencional, queria mudar o mundo. Sair descobrindo curas de doenças incuráveis, trabalhar como voluntária na África, sendo neurologista, ok. Aos 15, mudei de novo de idéia pra relações internacionais, ser diplomata. Demorei um pouco até descobrir que os novatos são mandados pros países mais pobres, em guerra, etc. Tentei mudar de idéia, mas não me veio nada. NADA.

Bom, já estava no primeiro ano do ensino médio, e queria muito já ter decidido o que fazer pro resto da minha vida. Mas eu não me via trabalhando em nada. Eu só sabia que queria trabalhar pouco e ganhar muito, e curiosmente, todo mundo ria quando eu falava isso. Minha mãe achava que eu deveria fazer direito, pois Brasília tem muito concurso público, sem contar que é um emprego estável. Só que não combina comigo quero ser milionária um dia, mulher de negócios, chefe de alguma coisa.

Naquele ano, lendo uma revista semanal, me deparo com uma matéia bastante interessante sobre engenharia civil. Não era um curso muito famoso no Brasil, e, por isso, há muito mercado de trabalho. Era isso que eu ia fazer. Um ano depois eu desisti. Nada era bom pra mim.

Passei o ano passado inteiro pensando o que fazer, afinal é esse ano que eu tenho o vestibular. E eu quero muito passar de primeira pra em 2010 já estar na faculdade. Então eu pensei: tem que ser um curso fácil de passar e bom o bastante pra ser valorizado no mercado de trabalho. Juntei com tudo que eu queria e ai me veio outra luz: administração. O único problema é que meu irmão está fazendo adm e não quer deixar que eu faça de jeito nehum, alegando que eu vou acabar com a experiência universitária dele. E agora? O único curso que eu consigo me ver no futuro eu não posso fazer, PORQUE MEU QUERIDO IRMÃO NÃO QUER QUE EU ACABE COM A PORRA DA EXPERIÊNICIA UNIVERSITÁRIA DELE! Vai se fuder.

Eu tenho que fazer a inscrição até dia 20.